​NOTÍCIAS E EVENTOS

Sessão evocativa dos 15 anos

do Alto Douro Vinhateiro

Presença do CRMVR, com uma atuação sublime dos alunos da classe de Saxofone do Professor Nuno Silva que assinalou o 15º aniversário do Alto Douro Vinhateiro, inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva a 14 de dezembro de 2001.

LIA RAFAELA de MARCOS e MELO

Vencedora do 1° Prémio - Grupo B de Viola, no 5° Concurso de Violino, Viola e Violoncelo Cidade de Vigo 2016. A poucos dias de atuar no prestigiado Royal Albert Hall em Londres, a jovem vilarealense, aluna da classe de Viola d'Arco da Professora Alice Neves, voltou a destacar-se num evento além fronteiras. Parabéns!

LIA MELO no ROYAL ALBERT HALL (Londres) - 14 de Dezembro

Lia Rafaela de Marcos e Melo, aluna de Viola d'Arco da Classe da Professora Alice Neves foi laureada com o 2° prémio no prestigiado International Music Competition "London" — Grand Prize Virtuoso 2016.

 

A jovem Lia Melo foi seleccionada para atuar no Royal Albert Hall (Londres), dia 14 de Dezembro de 2016.

António Lopes

Aluno da Classe de Clarinete da Professora Ana Rita Petiz do CRMVR, Conquistou o Primeiro Prémio nos EUA no ClarinetFest 2016 em Lawrence, Kansas, num dos mais prestigiados eventos internacionais promovido pela International Clarinet Association.

O nosso reconhecimento a todos que de alguma forma possibilitaram a conquista deste Prémio muito merecido.

PARABÉNS ANTÓNIO LOPES

Foi recebido no passado dia 8 de agosto, no Salão Nobre do Município de Vila Real, o jovem António Lopes, acompanhado da sua família e amigos. António Lopes é um jovem Clarinetista, da Classe da Professora Ana Rita Petiz, do Conservatório Regional de Música de Vila Real e foi selecionado, pelo segundo ano consecutivo, para a fase final do prestigiado Concurso High School Solo Competition, organizado pela International Clarinet Association. A final desse evento decorreu, este ano, nos Estados Unidos, em Lawrence, Kansas, entre os dias 3 e 7 de agosto e nela estiveram apenas os seis melhores clarinetistas de todo o mundo. António Lopes, com o seu enorme talento, aliado a um estudo exaustivo, à sua grande força de vontade e humildade, venceu de forma categórica, classificando-se na FINAL em primeiro lugar, obtendo a unanimidade do júri nesta decisão.
No seu regresso dos Estados Unidos, muitos familiares e amigos foram esperá-lo ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. Já em Vila Real, foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal, pela Sra. Vereadora Eugénia Almeida, pelo Senhor Vereador José Maria Magalhães, que manifestaram o seu orgulho pelo reconhecimento alcançado internacionalmente por este Vila-Realense.

FONTE: Facebook do município de Vila Real

Marco António Silva Santos

Aluno da Classe de Percussão da Professora Isabel Silva do CRMVR, conquistou o 3º lugar na categoria NÍVEL MÉDIO no passado dia 27 de Julho - Prémio Jovens Músicos, um dos mais prestigiados eventos nacionais. 
 

Joana Fonseca conquista o 1º Prémio (ex-aequo) na categoria C e Sara Figueiredo o 3º Prémio na categoria D no

V Concurso de Órgão e Piano da Academia de Música de Vila Verde 

A aluna Joana Fonseca da Classe de Órgão do Professor Tadeu Filipe conquistou o 1º Prémio na categoria C na quinta edição do Concurso de Órgão e Piano da Academia de Música de Vila Verde. 

Destaque ainda para a aluna Sara Figueiredo da Classe da Professora Vânia Santos, que na categoria D conquistou o 3º Prémio. A todos os nossos alunos os nossos parabéns.

Classe da Professora Isabel Silva marca presença no

9º FESTIVAL INTERNACIONAL DE PERCUSSÃO

TOMARIMBANDO

Entusimasmo e descontração marcaram a saída dos alunos da Classe de Percussão que foram representar o CRMVR neste evento Internacional de Percussão que inicia a sua 9ª edição a 4 de julho.

Novidades em breve nesta página...

1/2

O CRMVR associou-se à companhia de Teatro URZE no Projeto MAPI'16 que arrancou no dia 1 de junho - Dia Mundial da Criança!

1/11

1 de junho de 2016

29 de maio de 2016

Alunos do CRMVR selecionados para integrarem o 3º Estágio da Orquestra Sinfónica da Ensemble

Mais uma vez as classes de Clarinete, Percussão, Violino, Flauta e Violas estão de parabéns tendo os nossos alunos sido selecionados para integrarem a Orquestra Sinfónica.

A todos os participantes o nosso reconhecimento pelo trabalho realizado.

(Clicar na imagem para aceder à lista de selecionados)

27 de maio de 2016

Alunos do CRMVR participam no evento 103 TECLISTAS PARA DONA HELENA na CASA da MÚSICA 

Alunos das Classes de Órgão do Professor Tadeu Filipe e de Piano da Professora Ruslana Slabodukh participam na edição, aumentada, da maratona de instrumentos de tecla. Criada pelo 100º aniversário do nascimento de Helena Sá e Costa, esta celebração conta, de ano para ano, com mais participantes, de todo o país. Como numa boa Casa há sempre lugar para quem deseja entrar, a Casa da Música abriu as portas a todos, sejam 103 ou cento-e-muitos…

(Clicar na imagem para aceder à folha de sala)

1/4

Na 30ª Edição do Prémio Jovens Músicos o jovem percussionista Marco Santos do CRMVR, aluno  da Classe da Professora Isabel Silva foi apurado para as segundas eliminatórias que se realizam em Lisboa de 26 de junho a 2 de julho.

Informação disponível em 

http://www.rtp.pt/antena2/premio-jovens-musicos/calendario-2015/pjm-apurados-para-as-eliminatorias_3361

18 de maio de 2016

Aluno do CRMVR conquista o 2º da International Academy of Performing Arts and Sciences ENKOR

Marco Santos conquistou o 2º prémio do "Enkor International Music Competition". A classe de percussão da Professora Isabel Silva do CRMVR está mais uma vez de parabéns!

(Toda a informação no link)

27 de maio de 2016

1 de maio de 2016

 

 

 

 

 

Alunos da Orquestra de Flautas do CRMVR participaram na Inauguração do Espaço Juventude - Munícipio de Vila Real

 

A Orquestra de Flautas da Professora Ana Miranda acompanhada pelo Professor Igor Guerra dinamizaram um pequeno momento musical, que serviu de introdução ao Concerto do final do dia que marcou o início do Festival MusicAlvão 2016.

 

 

Alunos do CRMVR participaram no

X Concurso Luso-Espanhol de Fafe

 

Fernando Lopes conquista o 1º lugar, António Lopes o 2º Lugar e Lourenço Afonso o 3º, nos respetivos Escalões.

 

Destaque para a presença de Guilherme Silva neste concurso Luso-Espanhol, o que muito enalteceu a participação do CRMVR neste evento, que assinala a sua 10ª Edição. 

 

A todos os participantes o nosso reconhecimento!

Quarteto de Cordas na Final da V Mostra do EIXO ATLÂNTICO

 

Como já vem sendo hábito, o CRMVR incentiva os seus alunos e Professores a participarem em eventos desta natureza e, independentemente das classificações alcançadas, esta Instituição reconhece a todos os Alunos participantes e respetivos Docentes o seu magnífico empenho e trabalho. Parabéns aos nossos Solistas que concorreram e ao nosso Quarteto!

23 de abril de 2016

 

 

 

 

 

O Jovem Clarinetista da Classe da Professora Ana Rita Petiz foi selecionado para a fase final do International Clarinet Association nos Estados Unidos em Lawrence, Kansas, nos dias 3-7 Agosto de 2016, representado assim o CRMVR neste evento internacional.

ANTÓNIO LOPES - Selecionado para a fase final

 

22 de abril de 2016

 

 

 

 

 

Registo da participação do CRMVR no Open Day que assinalou o 140.º Aniversário da CGD na Agência de Vila Real (Avenida Carvalho Araújo) no passado dia 10 de abril entre as 15:00 e as 18:00. 

10 de abril de 2016

 

 

 

 

 

A aluna Joana Fonseca, da Classe de Órgão do Professor Tadeu Filipe conquistou o 2ºlugar no VI Concurso Regional de Órgão de Tubos que decorreu em Joane - Famalicão, promovido pela Academia de Música Valentim Moreira de Sá.
 
Como já vem sendo hábito, o CRMVR incentiva os seus alunos e Professores a participarem em eventos desta natureza e, independentemente das classificações alcançadas, esta Instituição reconhece a todos os Alunos participantes e respetivos Docentes o seu magnífico empenho e trabalho.

9 de abril de 2016

 

 

 

 

 

 

Concerto de Páscoa nos Claustros do Antigo Governo Civil

 

Numa parceria entre o Conservatório, o Munícipio e o Comando Distrital da PSP, realizou-se no passado dia 23 um Concerto de Páscoa os Claustros do antigo Governo Civil.  O espaço acabou por se tornar exíguo face à afluência do público preenchendo os mais de 200 lugares sentados. Do programa, repartido em duas partes, constou da obra sacra Stabat Mater de Giovanni Pergolesi, sendo trabalhados na segunda parte do concerto obras do compositor norte-americano Abraham Wood e do compositor contemporâneo britânico John Rutter.

 

23 de março de 2016

 

 

 

 

 

 

Vila Real acolheu Hermes Ensemble & Orchestre des Jeunes de Fribourg

 

No dia 1 de abril pelas 19:00 o CRMVR teve o prazer de oferecer a Vila Real um Magnifico Concerto com obras de Mozart, Bach e Bartók, interpretadas pelo Hermes Ensemble e a Orquestra de Jovens de Fribourg. Tratou-se de um concerto memorável dividido em duas partes, sob a orientação dos Maestros Théophanis Kapsopoulos e Raphaël Oleg. Como Solistas participaram Sara Silva (docente do CRMVR), Afonso Fesch e Adam Newman.

 

 

1/5

1 de abril de 2016

 

 

 

 

 

 

Alunos do CRMVR conquistam 1º Prémio em Concursos Internacionais

 

O aluno Raúl Eira foi à Covilhã  conquistar o 1º Prémio na Categoria A, no Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior.

 

No Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette" que decorreru em Oliveira de Azeméis os alunos Fernando Lopes (Escalão Infantil - Clarinete), António Lopes (Escalão Júnior - Clarinete) e Nuno Martinho (Escalão Infantil - Saxofone) conquistaram, nas respetivas categorias, o 1º Prémio. O aluno Leonardo Afonso em Saxofone, conquistou igulamente o 2º lugar. 

 

Independentemente das classificações alcançadas, o CRMVR reconhece a todos os participantes e respetivos docentes do CRMVR o seu magnífico trabalho e empenho.

 

23 de março de 2016

 

 

 

 

 

 

No passado dia 21 de março realizou no Conservatório uma palestra com a Pianista Joana Gama, sendo mais uma parceria com o Teatro de Vila Real.

 

Com SATIE.150, a pianista Joana Gama assinala os 150 anos do nascimento de Erik Satie. Neste recital, a obra do compositor francês é intercalada com a de compositores que com ele partilham o gosto pela desformalização da música, ainda que com resultados distintos: John Cage, grande admirador e divulgador da música de Satie, junta-se a nomes como Carlos Marecos, Arvo Pärt, John Adams e Alexander Scriabin, este último contemporâneo de Erik Satie e também amante do esoterismo. Com estreia no Centro Cultural de Belém, o recital SATIE.150.

 

21 de março de 2016

 

 

 

 

 

© Eduardo Brito (2010) 

 

O Professor KEVIN WAULDRON orientou uma Masterclasse de Trompete no passado dia 21.

 

Após um dia de intenso trabalho houve ainda oportunidade para assistir a um recital de Trompete deste grande músico e pedagogo, acompanhado pela pianista Teresa Doutor. Um momento memorável organizado no CRMVR pelo Professor Carlos Nunes da classe de Trompete.

21 de março de 2016

 

 

 

 

 

12 de março de 2016

 

 

 

 

 

A Orquestra de Cordas e o Coro do Conservatório Regional de Musica de Vila Real participaram no espetáculo da banda portuguesa “WE TRUST” realizado na noite de sábado dia 12 no Grande Auditório do Teatro de Vila Real. O numeroso público presente aplaudiu entusiasticamente a presença dos jovens músicos do nosso Conservatório, cuja atuação foi também reconhecida e elogiada pelos próprios membros dos “WE TRUST”.

 

Ao todo, entre alunos e professores, estiveram presentes cerca de 60 elementos do Conservatório que deram ao evento uma contribuição de alegria, animação e essencialmente de competência.

Esta presença resulta de um esforço manifestado pelos responsáveis do Conservatório em apostar em colaborações e parcerias culturais com as várias entidades da região. O Teatro de Vila Real lançou-nos o repto para participarmos neste espetáculo que fazia parte da sua programação e cujo desafio foi aceite de bom grado.

 

O balanço foi extramente positivo, pois permitiu que os nossos alunos mais jovens do Coro pudessem ter uma atuação diferente e mostraram o trabalho de formação e qualificação que está a ser ministrado. Por outro lado, os alunos tiveram igualmente uma experiencia muito importante, ficando patente a versatilidade dos alunos em se adaptarem a novas situações.

 

O projeto coletivo WE TRUST é assumido por André Tentugal e está no quarto ano da sua existência e já considerada uma das bandas mais destacadas no panorama atual.

 

8 de março de 2016

 

 

 

 

 

O CRMVR associa-se ao Município de Vila Real na Sessão Comemorativa do Dia Internacional da Mulher no passado dia 8 de março pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O momento musical contou com a participação da Solista de Violino Sara Silva, docente do Conservatório, que interpretando trechos de uma Partita de Johann Sebastian Bach, emocionou todos quantos se encontravam no Salão Nobre do Munícipio.

 

 

Registo de mais uma participação dos alunos do CRMVR junto da Comunidadem desta vez no 2º Congresso Nacional de Psicomotricidade que decorreu na UTAD.

 

No final do dia 4 de março houve uma receção de Boas vindas nos Claustros dos Paços do Concelho de Vila Real. Alunos das Classes do Professor Luís Santos e Ana Rita Petiz surpreenderam o público criando um momento cultural de elevado nível.

 

1/9

4 de março de 2016

 

 

 

 

 

 

Registo das participações dos alunos do Conservatório na Cerimónia de Entronização da Confraria do Covilhete que decorreu no passado dia 20 de fevereiro nos Claustros dos Paços do Concelho de Vila Real. Alunos da Classe do Professor Edmundo Pires surpreenderam o público interpretando obras de Bach (solo de violino), Haydn e Schubert (Quarteto de Cordas), criando um ambiente propício à Cerimónia de Entronização.

 

1/10

20 de fevereiro de 2016

 

 

 

 

 

AUDIÇÃO DE CARNAVAL

- CLASSE DE PIANO

Os alunos das Classes das Professoras Ruslana Slabodukh Vânia Santos promoveram no passado dia 04.02.2016 uma audição de Carnaval no Auditório do CRMVR. 

Veja e reveja a participação dos nossos alunos neste evento que associou a música e as fantasias  favoritas dos nossos jovens e promissores executantes.  

04 de fevereiro de 2016

 

 

 

 

 

1/4

Os alunos das Classes da Professora Isabel Silva (Percussão) e Professor Nuno Silva (Saxofone) encerraram a participação do CRMVR na 10ª Edição do FAN com dois momentos musicais distintos no Café Concerto no passado dia 30 de janeiro

Veja e reveja a participação dos nossos alunos neste evento do Teatro de Vila Real.

No dia 23 de janeiro, o Café Concerto contou com a Participação dos alunos do Conservatório da Orquestra de flautas, Ensemble de Guitarras, Solistas de Clarinete, Flauta e Guitarras. Mais uma iniciativa integrada no FAN 2016.

 

Registo das participações dos alunos do Conservatório na Edição do FAN 2016. Alunos das Classes dos Professores Rui Oliveira, Vânia Santos e Ruslana Slabodukh surpreenderam o público no Foyer do Teatro de Vila Real nas noites de 22 e 23 de janeiro, criando um ambiente propício para os concertos da noite.

 

30 de janeiro de 2016

 

 

 

 

 

Na abertura do FAN 2016, três alunos do Conservatório de Vila Real fizeram uma actuação surpresa no Café-Concerto. Melany Miguel, António Lopes e Nuno Montezinho subiram ao palco às 21h00 de sábado passado, mostrando um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido naquela instituição vila-realense e criando ambiente para o concerto de Sven Helbig + Forrklang Quartett que se seguiria.
Nas próximas duas semanas outras actuações de alunos do Conservatório terão lugar no Café-Concerto e no Foyer. Fique atento/a ao calendário com as datas e horários que será aqui divulgado.

(Fonte: Facebook do Teatro de Vila Real)

16 de janeiro de 2016

 

 

 

 

 

  • Wix Facebook page

FAN 2016: A Universalidade do Piano

 

Em 2016, o FAN aprofunda a forma ecléctica, aberta e multidisciplinar como tem vindo a encarar o universo da música clássica ou erudita (ou com influência dessa linhagem artística). Para a 10.ª edição foi escolhida uma linha de programação que tem o piano, em variadas abordagens, como elemento axial. Artistas nacionais e estrangeiros, com diferentes influências e abordagens, apresentam seis espectáculos onde o piano desempenha um papel importante ou é protagonista.

 

A exemplo da edição anterior, alunos do Conservatório Regional de Música de Vila Real irão apresentar-se publicamente durante o período do festival.

15 de janeiro de 2016

 

 

 

 

 

25 de dezembro de 2015

 

Docente do CRMVR participa em evento da Casa da Música.

 

 

 

 

 

 

 

No dia 25 de Dezembro a RTP2 transmitiu pelas 21h10, o concerto de Natal realizado no passado Domingo na Casa da Música, pelo Coro e pela Orquestra Barroca da Casa da Música. A Professora Joana Valente, sendo elemento residente do Coro, participou como coralista e como solista. 

 

 

19 de novembro de 2015

 

Os alunos Ana Filipa Peixoto e Marco Santos  concorreram e ficaram qualificados como efetivos na Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), para a temporada 2015/16. Estes alunos terão a oportunidade de participar em diferentes estágios da JOP em Portugal e na Roménia.

 

 

 

 

 

 

                                Clicar na imagem para aceder ao site da JOP

 

Os nossos Parabéns aos alunos selecionados e a todos os que concorreram e deram o seu Melhor por acreditarem na defesa da Cultura Musical !

 

14 de novembro de 2015

 

A Orquestra de Guitarra do CRMVR - da Classe do Professor Igor Guerra - participou na abertura da Cerimónia de Entronização da Confraria dos Vinhos do Douro que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real. 

 

Esta foi a primeira aparição pública desta jovem Orquestra de Guitarra do CRMVR, sendo este momento proporcionado pela Câmara Municipal de Vila Real em parceria com o CRMVR.

 

Clicar na imagem para ampliar

11 de novembro de 2015

 

O CRMVR marcou presença no 135º Aniversário da Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego.

Numa cerimónia que contou com a presença de numerosas individualidades, foi lançado o Selo Comemorativo do 135º Aniversário daquela Instituição de Ensino Público.

 

O CRMVR participou com um pequeno recital de Canto com temas de Fernando Pessoa e ainda duas Árias de Óperas de Mozart, nomeadamente da "Flauta Mágica" e das "Bodas de Fígaro". 

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon