Festival MusicAlvão

MusicAlvão é um festival de música que nasceu no meio pedagógico do CrMVR para complementar a formação dos alunos desta Instituição. Esta linha orientadora permite aos alunos mobilizarem as competências adquiridas, abrindo o leque de referências para todos, contando com uma variedade diversificada de intérpretes.


O Festival, que inicialmente decorreu durante todo o mês de maio é atualmente realizado nos meses de Junho e Julho. O seu sucesso tem sido possível graças ao esforço partilhado do CrMVR e da Associação Cultural que o suporta, aliado às parcerias estabelecidas com entidades de mérito reconhecido a nível local e nacional.


Todos os concertos são gratuitos no sentido estimular o gosto pela cultura musical e mobilizar, Alunos, Pais e Encarregados de Educação e restante Comunidade Escolar.

Uma parte da programação é assumida pelos alunos e professores do Conservatório Regional de Música de Vila Real, a restante é cumprida com a apresentação de músicos concertistas profissionais, com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos as maiores referências musicais através de uma amostra diversificada de áreas instrumentais. É intenção do Conservatório Regional de Música de Vila Real que o espaço proporcionado pelo Festival, se dirija a um público abrangente e alargado, visto o programa ser cuidadosa e criteriosamente escolhido, permitindo a presença de vários géneros e estilos musicais.

Concerto de Encerramento da 8ª Edição do Festival MusicAlvão

Sob a batuta do Maestro Valter Palma, a Orquestra de Sopros do Conservatório de Vila Real encerrou de forma magistral a 8ª edição do MusicAlvão. 

Aqui fica uma pequena amostra...

A Música, numa das mais sublimes expressões da arte e génio Humano, convida a sonhar, alimenta a alma e amolece o mais empedernido dos corações. O MusicAlvão 2016, à semelhança dos Festivais anteriores, ofereceu a Vila Real um momento singular - Concerto de Solistas - onde Alunos, Professores, Pais e grande público, puderam constatar a qualidade inegável e o brilhantismo dos alunos do nosso Conservatório.

Vila Real Capital Cultural do Eixo Atlântico tem proporcionado um ambiente Cultural inspirador para todos quantos desejam partilhar das inúmeras iniciativas das diferentes entidades, nomeadamente o caso do CRMVR.

Continuem a ouvir Boa Música!

Os excertos dos concertos disponibilizados neste site foram obtidos recorrendo a equipamentos de captação de imagem e som, como telemóveis, tablets e máquinas digitais, não tendo sido a captação audio realizada com equipamento de estúdio e devidamente editado. A sua publicação nesta página destina-se apenas à promoção dos eventos realizados  no âmbito da 8ª Edição do Festival MusicAlvão - 2016
Concerto Solidário - Orquestra de Flautas e Guitarras - 1 de maio no CHTMAD
Festival MusicAlvão. Concerto de Professores     10 de maio de 2016
Coro Infantil I e II do CRMVR - 13 de maio de 2016
Octeto de Sopros da EPABI. Festival MusicAlvão    8 de maio de 2016
Festival MusicAlvão - Ensemble Hotteterre
14 de maio de 2016
Acordeão contemporâneo - José Valente              
18 de maio de 2016
Camerata de Sopros na Sé de Vila Real - 22 de maio de 2016. Direção Artística Valter Palma e participação especial da Professora Adriana Castanheira do CRMVR
Ars Luxurians - 28 de maio de 2016
Henk van Twillert e o Vento do Norte - 21 de maio de 2016. Participação especial do Professor Nuno Silva do CRMVR
Coro de Vozes Brancas na Sé de Vila Real. Direção Artística de Plácido Carvalho - 22 de maio de 2016
Orquestra de Sopros do CRMVR - MusicAlvão 31 de maio de 2016
Orquestra de Guitarras da ESART - politécnico de Castelo Branco 29 de maio de 2016
Artistas / Grupos / Bio