Para que o possamos ajudar a esclarecer nas suas dúvidas sobre os regimes de ensino e os Curso que oferecemos, existe uma lista de questões mais frequentes que pode consultar nesta página. 

Em caso de dúvida, contacte a nossa Secretaria via e-mail (clicando aqui).

Obrigado pela sua preferência.

Perguntas Frequentes

O que é o Ensino Articulado?


Ensino Articulado - Define um percurso formativo regulado por uma Portaria específica (no Ensino Secundário - Portaria n.º 223-A/2018 de 3 Agosto; no caso do Ensino Básico - Portaria n.º 229-A/2018 de 14 Agosto), no qual o(a) Aluno(a) tem um currículo específico diferente do chamado Ensino Regular. Apenas algumas vagas são financiadas pelo Ministério da Educação. Caso o número de vagas financiadas seja inferior à procura, podem os Encarregados de Educação não abrangidos por vagas financiadas matricular o(a) seu Educando(a) no Regime Articulado, assumindo o pagamento de uma propina.




O que é o Ensino Supletivo?


REGIME SUPLETIVO - O(A) Aluno(a) frequenta o Plano de Estudos do chamado Ensino Regular. Como complemento estracurricular inscreve-se em 4 disciplinas no Conservatório (Ensino Secundário - Formação Musical - Classe de Conjunto - Instrumento e Oferta do CrMVR) ou em 3 disciplinas (Ensino Básico - Formação Musical - Instrumento - Classe de Conjunto), como complemento de formação extra-curricular. Para frequentar este Regime de Ensino o(a) Aluno(a) terá que pagar uma propina.




Como posso conhecer a Oferta Formativa para o ano letivo 2020-2021?


Para conhecer a Oferta Formativa do CrMVR para o Ano Letivo 2020-2021 basta clicar aqui para aceder à informação.




O Ensino Articulado é gratuito?


O Plano de Estudos do Ensino Articulado é regido por Portarias específicas. Periodicamente, o Estado Português - Ministério da Educação, abre concurso para que instituições, como é o caso do CrMVR, possam concorrer a apoio financeiro. Em função de critérios superiormente definidos, são atribuídas vagas financiadas, em número variável pelas diversas Escolas/Academias/Conservatórios portugueses. Assim sendo, às vagas financiadas atribuídas às Escolas/Academias/Conservatórios, não há lugar ao pagamento de propina. Contudo, caso o limite de vagas financiadas seja inferior face à procura, podem os Encarregados de Educação inscrever os seus Educandos no Ensino Articulado - cujo percurso formativo é distinto do chamado Ensino Regular, optando por pagar a respetiva propina. Ensino Articulado não é, forçosamente, sinónimo de gratuitidade.




Como posso pagar as propinas estando o CrMVR fechado por causa da COVID-19?


Devido à COVID-19 o CrMVR tem estado encerrado. Assim sendo, caso deseje proceder ao pagamento das propinas deverá proceder da seguinte forma: Dados da Conta para transferência: Nº da Conta: 40258867919
IBAN: PT50 0045 2204 40258867919 19
BIC/SWIFT: CCCMPTPL
Concluída a transferência bancária solicitamos-lhe que remeta para o e-mail: conservatorio.vilareal@gmail.com - o comprovativo da transferência, identificando o Nome do(a) Aluno(a) e o ano/grau. Estes elementos são fundamentais para podermos conciliar os dados da transferência com o processo do Aluno com vista à emissão e envio do respetivo recibo.




Como faço para renovar a matrícula no CrMVR?


Basta dirigir-se ao CrMVR, durante o mês de Julho, nos dias de atendimento presencial - 3ª e 5ª feiras, entre as 10:00 e as 12:30 ou entre as 14:00 e as 18:00. Em agosto o CrMVR estará encerrado ao público.




Quais as vagas financiadas para o Ensino Articulado para 2020-2021?


O concurso de apoio para o Ensino Articulado foi publicado no final do dia 15 de julho, estando as vagas definidas para a CIM Douro - à qual o CrMVR pertence, definidas no Edital do Concurso que pode ser consultado AQUI. Como tem sido hábito, o CrMVR continuará a privilegiar nos critérios de seleção ao financiamento, os alunos que frequentam o maior número de anos ininterruptos. Em breve iremos disponibilizar mais informações neste site, relativo ao financiamento dos alunos que candidatos ao 5º e o 10º ano e autofianciados no que diz respetio ao ano letivo 2020-2021. Caso o número de vagas financiadas seja menor face à procura, o CrMVR publicará os respetivos critérios de seleção. Para já, vamos aguardar a conclusão do procedimento concursal.




Como posso conhecer os instrumentos e os Professores que os lecionam?


Estando ainda o processo de desconfinamento motivado pela COVID-19 no início da segunda fase, para já a melhor forma de conhecer os Professores e os Instrumentos que lecionam é consultando os Vídeos de Promoção que podem ser acedidos aqui. Contamos, assim que for possível, reabrir as nossas Portas, para que possam conhecer o Conservatório Regional de Música de Vila Real e realizar as Provas de Acesso.